14 julho 2014

Compras no ebay. Quem já comprou?

Dando continuidade no post de compras do Aliexpress, vamos falar um pouquinho de comprinhas no ebay.


Se você precisa comprar alguma coisa no eBay mas não se vira muito bem com a língua inglesa, aí vai uma pequena ajuda :)

Primeiro passo, se você já conhece e já negocia no MercadoLivre, você vai encomizar um bocado de tempo de aprendizado. Por isso realmente sugiro que faça uma negociação primeiro no MercadoLivre se ainda não o fez.

Como Comprar
o que vc quer comprar?
Uma forma fácil de encontrar o que deseja comprar, é usar a caixa de busca que existe no topo de cada página. Seja o mais específico possível em sua busca, pois o ebay é muito grande e se sua busca for muito prolíxa (ou seja, ser muito aberta) o ebay vai te responder que o a sua busca foi muito genérica e vai mostrar 0 resultados na sua busca.

De quem eu compro?
para sua primeira experiência fazendo compras internacionais via eBay, sugiro que procure comprar de um vendedor que seja identificado pela marca "Power Seller" 

Esses são o equivalente ao MercadoLíderes e MercadoLíderes Gold q vc encontra no MercadoLivre. Tratam-se de vendedores super profissionais q em muitos casos são empresas médias e grandes e que tem um modelo de atendimento e entrega bem organizados e que você pode comprar com mais segurança.

E como eu pago?
Novamente, para os brasileiros que vão fazer compras no exterior via internet, o caminho é ter um cartão de crédito internacional. sem isso, esqueça. não existe agência do Bradesco ou do Itaú nos EUA (ainda), então não dá pra pagar no débito ou fazer transferência bancária.

Você poderá usar por exemplo, os serviços do PayPal, que explicando em poucas palavras, é um tipo de banco ou carteira eletrônica do eBay em que vc paga para o PayPal o valor da compra (via cartão de crédito) e o PayPal manda o dinheiro para o vendedor. Simples e prático.

Ok, e quanto a entrega?
Essa é uma pergunta importante a se fazer para o vendedor do produto q vc deseja comprar. Logo ao lado da foto do anúncio, do lado esquerdo da tela, existe um link que te permite enviar um email para o vendedor e perguntar tudo que você quiser antes de comprar que seria o Ask seller a question.

Diferente do MercadoLivre, o eBay não tem um quadro de perguntas e respostas, então você não tem como saber o que outras pessoas perguntaram sobre o anúncio q te interessou.

Ok, é claro que vc terá q perguntar em inglês para o vendedor, pq dificilmente ele saberá falar a sua língua. então aí vai uma frase básica q vc pode usar como modelo para suas perguntas:

"Hi, I'm interested in <escreva aqui o que é que vc quer comprar dele>. Could you tell me if can you deliver it to Brazil (South America)? How much its shipping would cost me? My zipcode is <escreva aqui o seu CEP> "

provalvelmente o vendedor vai fazer algum tipo de pesquisa de quanto vai custar o frete e a resposta vai chegar no seu email. Daí, se estiver tudo ok pra você basta clicar no botão "Buy it Now" que como vc pode desconfiar significa "Comprar isso agora".

Tenho que pagar Impostos?
Uma dúvida frequente que tenho escutado é a questão dos impostos. Bom, aviso que é melhor ir preparando o bolso... a ultima noticia que tive é que o governo brasileiro cobra até 60% (!!!) do valor da compra, que você paga no momento que recebe a mercadoria no Brasil. 

Encontrei uma boa guia no MercadoLivre Brasil que dá algumas dicas sobre importacão de produtos: http://guia.mercadolivre.com.br/como-importar-produtos-tributacao-valores-maximos-impostos-isencoes-6238-VGP
Dica: Sei que existem várias empresas que oferecem o servico de "Caixa Postal" nos EUA, o que na prática é como ter um amigo com endereço fixo lá. Você pode comprar o produto e pedir pra entregar nesse endereço nos EUA. Essa empresa se compromete a enviar o produto até a sua casa no Brasil. Pessoalmente nunca usei o serviço, mas fica a dica para quem quiser provar. 

Ai vai uma lista de possíveis fornecedores: http://www.google.com.ar/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=caixa+postal+nos+estados+unidos



Você pode achar qualquer tipo de muamba no ebay, e muito mais barato, mais tome cuidado com alguns vendedores, diferente do aliexpress, a maioria não dá código de rastreio, o que dificulta saber se o vendedor realmente colocou sua encomenda nos correios ou não :(
Então é isso meninas, espero que tenham gostado, e quem fazer algumas comprinhas e tiver vendedor para recomendar é só escrever nos comentários! Beeeijos :*



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...